Programa ANEP – Triénio 2019-2022

1 – Aumento Significativo de associados ANEP

(Atualmente, apesar de estarem inscritos um número elevado de sócios, quase a totalidade não tem as quotas em dia, sendo que apenas uma dezena de associados as tem pagas)

  • Atualização da lista de associados;
  • Criação de uma Base de dados nova, real e atualizada;
  • Promover a captação de novos sócios mediante ações comerciais que valorizem e mostrem os benefícios de ser associados
  • Objetivo para o primeiro ano: alcançar os 500 associados e, até 2022, alcançar os 1500;
  • Ampliar o âmbito da Associação para abranger um maior número de associados.

 

2 – Ações organizativas

  • Criação de um cartão de identificação de sócio e com número de associado, o qual dará acesso a todas as regalias a implementar;
  • Criação de estratégia e estrutura para cobranças e recebimentos;
  • Adequar os estatutos à realidade atual e a implementação do programa de atuação que seja aprovado;
  • Contabilidade organizada e em dia à disposição dos órgãos de direção e dos associados (transparência na gestão de dinheiros);
  • Inscrição em Confederação;
  • Estudar a conveniência de passar a sede para o Porto. Ter escritórios, numa fase inicial cedidas sem custo, tanto no Porto, como Lisboa e Braga. Sede e delegações com atendimento presencial, para esclarecimento de dúvidas e para um melhor apoio à profissional do setor;
  • Concorrer a apoios governamentais.

 

3 – Parcerias

  • Estreitar relações com associações de esteticistas de Espanha, já que pelo número que são, poderão ter uma força negocial forte, para além de juntos partilharmos projetos futuros conjuntos;
  • Protocolos com as escolas associadas da ANEP, implementados acordos para o desenvolvimento de ações de formação de diversas temáticas, por exemplo: vendas, gestão de um centro de estética, entre outras técnicas específicas da área da esteticista. Estas ações seriam oferecidas a Associados e Não-Associados, sendo que os primeiros teriam um desconto considerável;
  • Internacionalização através da promoção ou e participação de projetos europeus no âmbito do programa Erasmus + quer ao nível da área de atuação da ANEP em termos de parcerias estratégicas, projetos de inovação, quer até na mobilidade de profissionais do setor, reconhecimento e validação de conhecimentos e competências, abrindo a mesma janela de oportunidades a associados quer empresas ou entidades de formação;
  • Parceria com outras entidades e associações representativas em Portugal (exemplo: Cabeleireiros, ALTEC, entre outras );
  • Parcerias com entidades e parceiros nos diversos campos: apoio jurídico, científico ou empresarial;
  • Parceiras com revistas para profissionais do setor (versões impressa e online);
  • Estabelecer protocolos e parcerias entre associados.

 

4 – Ações de marketing e formação

  • Melhoria do site ANEP
  • Envio de newsletters (formato eletrónico), mensal, para todos os associados
  • Criação de uma nova imagem corporativa da ANEP
  • Presença forte nas feiras portuguesas, ExpoCosmética e Inbeauty, com stand dinâmico e com a apresentação dinâmica da Associação e dos seus benefícios – criação de estratégia de presenças, elaboração de folheto, ofertas às novas inscrições, com apoio das empresas associadas
  • Implementação de um Congresso Anual, contemplando um jantar convívio de networking

 

Outras ações

  • Acesso a exames para a carteira profissional INFA (Federação Internacional de Esteticistas) nas entidades formadoras associadas da ANEP
  • Regulamentação da profissão, considerando que a área da estética ficou prejudicada desde a desregulamentação ocorrida com a publicação do Decreto-Lei nº 92/2011, de 27 de julho que criou o Sistema de Regulação de Acesso a Profissões (SRAP) e revogada pelo Decreto-Lei nº 37/2015 de 10 de março.